terça-feira, 8 de outubro de 2013

Visita a Folha da Vila Prudente part. 2



Como sabem das notícias?
Normalmente moradores próximos aos locais de onde houve algo telefonam informando o tal ocorrido, o jornalista vai checar se a notícia é realmente verdadeira. O fotografo tira fotos do local e a notícia é repassada para a redação.
Numa folha branca vão decidindo quais são as matérias que vão à primeira página, quais necessitam de mais de uma página e quantas fotos serão necessárias. As máquinas conseguem trabalhar e fazer o jornal em até 2 horas. Por volta das 21horas a redação é fechada e o jornal trabalha com as máquinas até ficar pronto e ser empilhado automaticamente.
Onde encontramos o jornal quando ele não é entregue em casa?
 É colocado em pontos estratégicos, tais como Açougues, Padarias e Bancas de Jornal.
O que faz a editora de um jornal?
 Cuida das edições, observa o que vai a determinada semana e planeja qual vai ir pra próxima edição do jornal, é quem decide também o número de notícias que vai sair na edição.
Como saber se as fontes são verdadeiras quando o local não é tão próximo?
Cruzar a informação, isso é, quando por mais que a fonte seja segura ele procura saber mais sobre isso. Vendo isso de fonte em fonte, ou seja, procurar saber sobre tal fato com outra fonte e ver se tais informações batem.

 Umas das facilidades que a Folha e sua equipe têm com seus anunciantes e leitores é a sua proximidade, assim como é também uma das dificuldades. Pois, quando anunciantes do Jornal fazem algo errado, a população reclama. Fazendo a Folha ser uma moeda com dois lados, um são seus anunciantes, o outro a população, e para se mantiver em pé precisa dos dois juntos. O Parque Ecológico e o metrô de V. Prudente foi feito através de uma campanha no próprio jornal.


“O grande pagamento é ver sua luta em pró da população” disse Newton Zadra, encerrando sua palestra.

PARTE II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Para nos ajudar compartilhe o blog.